Os portugueses cujas taxas de juro dos empréstimo da casa são revistas em dezembro vão beneficiar de cortes entre 1,6% e 3,3% nas prestações , que baixam assim para novos mínimos históricos. Os mais favorecidos serão quem tiver créditos associados à Euribor a seis meses.
Nos empréstimos que têm como referência esse indexante, noticia o Diário Económico, o valor da prestação desce 3,3%, o que equivale ao maior corte dos últimos dois anos.
Para estas famílias, o encargo mensal cai 11,22 euros para 330,07 euros. Isto tendo como base o cenário de um crédito de 100 mil euros com um prazo de 30 anos e um "spread"; de 1%. Também nos contratos associados à Euribor a três meses, alvo de revisão em dezembro, a fatura com a prestação da casa fica mais barata.
Assumindo o mesmo cenário, a prestação reduz-se em 5,16 euros para 325,37 euros, correspondente a uma descida de 1,6%. Já os empréstimos indexados à Euribor a 12 meses sentem um corte de 2,4%, com a prestação mensal a reduzir-se em oito euros, para 337,26 euros.
Para os empréstimos associados a este indexante - que representam uma parcela mínima do bolo total do crédito à habitação existente em Portugal - trata-se também da maior queda dos últimos dois anos.
Os mínimos recorde dos juros do crédito à habitação acompanham a evolução da taxa de juro de referência da zona euro que se encontra no valor mais baixo de sempre: 0,05%.
Imobiliária Century 21 aposta em mercado ibérico
Construção apela para que a Estratégia para a Habitação não fique na gaveta
O panorama nos fundos imobiliários abertos
Corredor Oeste e Parque das Nações lideram procura de escritórios
Melhoria da economia anima imobiliário no início do ano
Porto Vivo apresenta resultados do Programa de Requalificação do Morro da Sé
Um sinal muito positivo para a democracia e para o sector imobiliário
Imobiliário, comércio e turismo são os que mais procuram trabalhadores
Atraso na atribuição de ?golden visa? gera perdas de 185 milhões
Massimo Forte: Tipos de especialização na mediação imobiliária
Porto recebe a 3ª edição da Semana da Reabilitação Urbana
Mercado Habitacional: Baixa e Parque das Nações têm as rendas mais altas de Lisboa
Saiba como arrendar casa com a opção de compra
Newsletter
Deseja subscrever a Newsletter Imobiliário em Portugal?